Mercado Livre encerra 2023 com resultados recordes
SÃO PAULO, 2/23/24 - O Mercado Livre (NASDAQ: MELI) - empresa líder em tecnologia na América Latina - anunciou hoje (23) resultados recordes para 2023, após forte desempenho financeiro e operacional no quarto trimestre e ano de 2023.
A receita líquida em 2023 saltou 37,4% em relação ao ano anterior, atingindo um valor recorde de US$ 14,5 bilhões, com a taxa de crescimento acelerando para 42,0% no quarto trimestre do ano. O resultado operacional, excluindo despesas extraordinárias, atingiu US$ 572 milhões no último trimestre, com a margem aumentando 270 pontos percentuais em relação ao quarto trimestre de 2022. Considerando todo o ano passado, o lucro operacional aumentou 122,1% em relação ao ano anterior, atingindo um valor inédito de US$ 2,1 bilhões, excluindo despesas extraordinárias. O lucro líquido aumentou 155,8%, chegando a US$ 1,2 bilháo, também um recorde.
'2023 foi um ano notável para o Mercado Livre, quando entregamos um forte crescimento de receita, ganhos de participação de mercado e uma expansão significativa de margem, enquanto continuamos a investir no nosso negócio. Estamos também satisfeitos pelo ano passado ter mostrado que a nossa estratégia de longo prazo segue dando frutos e que estamos fazendo os investimentos certos para posicionar o nosso ecossistema como um vencedor a longo prazo nos segmentos de e-commerce e de serviços financeiros na América Latina. Estamos vendo o impacto poderoso da combinação de vãrios anos de investimentos em tecnologia, que acreditamos estar elevando nossa proposta de valor e experiência do usuário a novos níveis', comentou Martin de los Santos, CFO do Mercado Livre.
Esse sucesso fica particularmente evidente no negócio de Commerce, no qual o número de compradores ativos únicos chegou a quase 85 milhões em 2023, com o maior ritmo de crescimento no número de usuários desde 2020. O número de itens vendidos em 2023 cresceu 22,4% em relação ao ano anterior, com um desempenho ainda mais forte no final do ano, registrando crescimento de 28,7% no quarto trimestre - o crescimento trimestral mais rãpido desde o segundo trimestre de 2021. O desempenho do Brasil e México foram, particularmente, satisfatórios no quarto e último trimestre do ano. A rede logística do Mercado Livre continua sendo uma grande vantagem competitiva e, em 2023, o número total de itens entregues pelo modelo fulfillment cresceu 45,0%, chegando a 650 milhões, com quase 80% das entregas feitas dentro de 48 horas.
No negócio de fintech, a carteira de crédito aumentou 33,0%, ano contra ano, no quarto trimestre, elevando seu portfólio para US$ 3,8 bilhões. Esse crescimento foi puxado pelas operações de cartáo de crédito e pela carteira de crédito do Brasil, com a inadimplência permanecendo estável. O número de usuários de produtos de investimento do Mercado Pago dobrou ano contra ano para 30,4 milhões no quarto trimestre. O volume financeiro investido em contas remuneradas cresceu mais de duas vezes no Brasil, quase quatro vezes no México e mais de seis vezes na Argentina, como um sinal claro do crescente engajamento dos usuários com os serviços do MercadoPago, seu banco digital.
"Em 2023, ficamos satisfeitos de entregar uma atrativa combinação de crescimento, ganhos em escala e eficiência operacional, o que levou à expansão da margem, mesmo quando continuamos a investir no negócio. No longo prazo, estamos confiantes na nossa capacidade de repetir este algoritmo. Enquanto celebramos nosso aniversário de 25 anos em 2024, permanecemos otimistas quanto ao crescimento das oportunidades, enquanto continuamos a perseguir nossa missáo de ampliar o acesso ao comércio e aos serviços financeiros na América Latina', completa Martin.
Commerce:
A receita líquida do negócio de commerce em 2023 aumentou 41,2% em dólares, ano contra ano, chegando a US$ 8,2 bilhões.
O volume total de vendas (GMV) em 2023 cresceu 29,9% em relação ao ano anterior, atingindo US$ 44,8 bilhões.
O número de compradores únicos ativos alcançou um total de quase 85 milhões em 2023, com o maior ritmo de crescimento no número de usuários desde 2020.
Em 2023, o Mercado Livre relançou seu programa de fidelidade, o Meli+, e apresentou o Meli Delivery Day, uma opção de envio mais lenta que reduz o limite de compras elegíveis para frete grátis.
O número de itens entregues com frete grátis atingiu novos recordes no Brasil e no México, assim como o número de itens adquiridos por comprador.
A rede logística do Mercado Livre continua a agregar valor, com a rede do modelo fulfillment enviando em 2023 um total de 650 milhões de itens - aumento de 45,0% em relação a 2022.
O número total de anunciantes via Mercado Ads chegou a quase 170 mil em 2023, após aumentar por sete trimestres consecutivos, o que ajudou a receita do negócio de publicidade digital a atingir 1,6% do volume total de vendas.
Fintech:
A estratégia do negócio fintech continuou a entregar resultados consistentes em 2023. A receita líquida do Mercado Pago atingiu US$ 6,3 bilhões, aumento de 32,6% em dólar, na comparação com 2022.
O volume total de pagamentos (TPV) cresceu 47,9% em dólar, na comparação com o ano passado, atingindo US$ 182,8 bilhões, enquanto o número total de usuários únicos ativos de serviços financeiros aumentou 6,1%, chegando a 68,8 milhões.
O volume total de transações (TPN) em 2023 aumentou 73,1%, ano contra ano, ultrapassando 9,5 bilhões.
O volume total de pagamentos via Mercado Pago, fora da plataforma do Mercado Livre, também manteve sua taxa de crescimento, atingindo US$ 135,6 bilhões, aumento de 55,3% em dólar.
Destaques financeiros do quarto trimestre
No quarto trimestre, o Mercado Livre apresentou outro sólido conjunto de resultados financeiros.
A receita cresceu 42,0%, chegando a US$ 4,3 bilhões, graças ao forte desempenho no Brasil, onde a receita aumentou 45,6%, ano contra ano, e no México, que apresentou um crescimento de 51,4% na comparação com o mesmo trimestre do ano passado.
O lucro operacional no quarto trimestre foi de US$572 milhões, excluindo despesas náo recorrentes, crescimento de 77,6% na mesma comparação anual.
A receita do negócio de commerce cresceu 48,1% em relação ao ano de 2022, graças a um aumento nas vendas diretas (1P), enquanto o negócio fintech cresceu 34,2% impulsionado pelo aumento das receitas de crédito.
O volume total de vendas (GMV) no quarto trimestre aumentou 39,9% em dólares, em relação ao ano anterior, atingindo US$ 13,5 bilhões, graças a uma alta de 29% no número de itens vendidos no quarto trimestre em comparação ao mesmo período do ano anterior.
O volume total de pagamentos (TPV) no quarto trimestre subiu 57,2% no comparativo anual, chegando a US$ 56,5 bilhões, enquanto o volume total de transações (TPN) cresceu 76,2%, também ano contra ano, chegando a quase 3 bilhões.
O número total de usuários ativos únicos de produtos financeiros subiu 21,3% no quarto trimestre, em relação ao ano anterior, alcançando 53 milhões, sendo esta a primeira vez que ultrapassou 50 milhões de usuários. O número total de apólices de seguro no quarto trimestre teve um aumento de 145,7% em relação ao ano anterior, alcançando 9,7 milhões.
O portfólio de crédito aumentou 33,0%, totalizando US$ 3,8 bilhões, com crescimento trimestre contra trimestre puxado pelo negócio de cartáo de crédito e pela carteira de crédito no Brasil. O forte desempenho do negócio de crédito é resultado das vantagens competitivas na distribuiç&'259;o, assim como da diversificaçõo geográfica e da gestõo cuidadosa de riscos.
Os resultados do quarto trimestre mostram um crescimento robusto e continuo dos investimentos em tecnologia e melhorias constantes na experiência do usu&'259;rio. Como parte deste ano recorde, o Mercado Livre também teve conquistas importantes em sustentabilidade, no ano de 2023. A empresa atingiu um número recorde de 22 milhões de pacotes enviados por meio de modais sustent&'259;veis, além de triplicar o número de veículos elétricos em sua frota de logística, tendo ainda vendido mais de 10 milhões de produtos de impacto positivo - que incluem produtos reutilizáveis ou compost&'259;veis ou que reduzem as emissões de carbono ou o consumo de energia.
(Redação - Agência Enfoque)