Elektro anuncia lucro líquido de R$ 146 mi no 2T21

09:13:33 - 21/07/2021 - Notícias

SÃO PAULO, 7/21/21 - A Elektro Redes divulgou hoje os seus resultados do segundo trimestre e primeiro semestre de 2021 (2T21 e 6M21). A Companhia encerrou o 2T21 com Margem Bruta de R$ 453 milhões (+27% vs. 2T20) e R$ 998 milhões no 6M21 (+26% vs. 6M20), explicado pelo aumento médio de 5,36% do reajuste tarifário de agosto/20, crescimento do mercado e de número de clientes e pelo maior VNR (+R$ 57 milhões no trimestre e +R$ 104 milhões no semestre), dado o maior IPCA nos períodos.

As despesas operacionais contabilizaram R$ 120 milhões no 2T21 (-10% vs. 2T20), absorvendo tanto a inflação, quanto o crescimento de clientes, o que demonstra sua constante busca de eficiência. Já no acumulado foi de R$ 243 milhões, em linha com o 6M20, mesmo com o evento no 1T20 positivo e não recorrente, da ordem de R$ 22 milhões por conta da contratação de seguro contra acidentes fatais em serviço que permitiu reverter tal montante da reserva matemática que o fundo de pensão da empresa possuía. Desconsiderando esse não recorrente do 1T20 o patamar de despesas da Elektro no 6M21 apresenta redução de 9%.

No trimestre, a PECLD totalizou R$ 19 milhões, -R$ 36 milhões vs. 2T20 e no 6M21 foi de R$ 44 milhões, -R$41 milhões frente ao mesmo período de 2020, demonstrando o retorno dos patamares pré-pandemia, através do sucesso das ações de cobrança.
Como resultado das variações citadas acima, o EBITDA no trimestre foi de R$ 314 milhões, incremento de 86% vs. 2T20.

No semestre, o EBITDA foi de R$ 711 milhões, +52% vs. 6M20. O Lucro Líquido foi de R$ 146 milhões no 2T21 (+R$ 94 milhões vs. 2T20) e de R$ 351 milhões no 6M21 (+R$ 160 milhões vs. 6M20).

O Resultado Financeiro foi de -R$ 39 milhões no 2T21 (vs. -R$ 33 milhões no 2T20) explicada, principalmente, pela maior despesa com encargos de dívida devido ao aumento do IPCA em 2,69 p.p. no período e pelo aumento do acréscimo moratório, reajustado por maior IGPM). O acumulado encontra-se em linha com 6M20.

No 6M21, a Elektro realizou Capex de R$ 327 milhões, principalmente alocados em projetos de expansão de rede.

Por fim, a Companhia encerrou o 2T21 com 2.804 mil consumidores, 70 mil novos consumidores em relação a 2T20 (+2,6%).
(MR - Agência Enfoque)

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