Eternit registra receita líquida de R$ 283,4 mi no 1T25
SÃO PAULO, 5/14/25 - A Eternit S.A. (B3: ETER3) - companhia focada no setor de materiais de construção e líder de mercado no segmento de coberturas - apresentou, nesta terça-feira, 13, relatório financeiro do 1º trimestre e exercício do ano de 2025. Foi registrada Receita Líquida de R$ 283,4 milhões, aumento de 6,3% frente ao mesmo período de 2024. Entre os destaques está o desempenho inédito de vendas, especialmente nos segmentos de Telhas e Sistemas Construtivos, reforçando a representatividade da marca Eternit.
O EBITDA recorrente de R$ 3,6 milhões apresentou queda de 78,8% frente a 1T24. O resultado foi impactado, principalmente, pela parada anual para manutenção da planta que atua no segmento de crisotila, assim como o mix de fibras extraídas mais longas e as margens contraídas no fibrocimento. Enquanto a parada anual resultou em uma redução na disponibilidade do produto e, consequentemente, nas exportações de crisotila, a queda na margem do fibrocimento provocou uma diminuição no lucro bruto do segmento. Ambos os efeitos geraram um resultado líquido negativo de R$ 10,8 milhões.
'Concluímos importantes etapas de modernização das nossas linhas de produtos e equipamentos voltados a Sistemas Construtivos, alinhando nossa capacidade produtiva à crescente demanda desse mercado, intensificando a nossa entrada e aposta para o futuro. Além disso, a formação da atual diretoria executiva reforça o nosso compromisso em acelerar o processo de inovação desta frente de negócios, consolidando a Eternit como referência no setor', destaca o novo presidente Rodrigo Inácio, empossado oficialmente no início de abril. Diretor Comercial da Eternit desde 2017, Rodrigo assume o cargo, enquanto Eder Campos passa a comandar a diretoria comercial da Companhia.
Telhas de Fibrocimento. No segmento de fibrocimento - que considera, além das telhas, a produção integrada de fibra de polipropileno -, as vendas totalizaram 167,6 mil toneladas no 1T25, crescimento de 15,1% comparado com o mesmo período do ano anterior. O crescimento foi atribuído, essencialmente, ao ganho de market share nas regiões Norte e Nordeste, apoiado pela implementação da nova planta de Caucaia, no Ceará, que completou, recentemente, um ano de operação.
Sistemas Construtivos. Já o segmento de sistemas construtivos, que engloba placas e painéis cimentícios, registrou 7,2 mil toneladas vendidas no 1T25, representando crescimento de 38,8% frente a 1T24. 'É um mercado em ascensão cujo enorme potencial vem nos surpreendendo em termos de perspectivas de crescimento. Estamos trazendo soluções que nos permitem utilizar nossos ativos para desenvolvimento de produtos para o segmento. É uma linha que já está ganhando maior representatividade nos negócios da Companhia, com a Eternit se tornando uma provedora de soluções sob medida para este mercado', ressalta o presidente.
Exportações. Na operação de mineração e beneficiamento de crisotila, as exportações da fibra somaram 30,3 mil toneladas, retração de 21,5% em relação ao 1T24. A redução no volume de produção foi decorrente das fortes chuvas que atingiram a região no primeiro trimestre do ano e do maior tempo de parada de manutenção técnica e mix de fibras extraídas mais longas, o que comprometeu a disponibilidade operacional e a produtividade, impossibilitando atender a demanda de mercado. No 1T25, o Lucro Bruto totalizou R$ 14,4 milhões, retração de 47,1% frente a 1T24. Já a margem bruta das exportações atingiu 20,7%, queda de 14,3 p.p. em comparação com o mesmo período de 2024.
Tecnologia. No 1T25, a Companhia realizou ainda o Go-live do SAP S/4HANA, reafirmando seu foco na transformação digital, que trará ganhos significativos em eficiência na análise de dados, otimização de processos e redução de custos. 'A nova plataforma nos posiciona de forma mais competitiva no mercado, proporcionando uma base sólida para enfrentar desafios futuros e explorar novas possibilidades em nosso negócio', frisa Rodrigo Inácio.
(Redação - Agenda Enfoque)