EMPRESAS: Messem planeja manter expansão em 2022

12:12:31 - 14/01/2022 -

SÃO PAULO, 14 de janeiro de 2022 - A Messem Investimentos, um dos maiores escritórios da XP no País, atingiu, em dezembro último R$ 20 bilhões em ativos administrados. O resultado foi alcançado em razão dos diferenciais dos seus serviços, com foco total no cliente, e da fusão com escritórios e operações em diversas localidades do País que passaram a operar com sua marca. Foram sete negociações em 12 meses, sendo seis em 2021 e três no último trimestre. Em 2022, o sócio e head de M&A e Novos Negócios, Willian Kahler, revela que a empresa continuará a buscar opções no mercado, olhando para escritórios e operações em todo o Brasil e em áreas como wealth management, consultorias e seguros.


De acordo com Kahler, os escritórios que se incorporaram à Messem respondem por cerca de 30% do crescimento recente de custódia da Messem. 'Um dos principais critérios que adotamos para essas negociações foi que os futuros parceiros já tivessem uma filosofia de trabalho em comum com a Messem, ou seja, foco do atendimento de qualidade no cliente. Por isso, os bons resultados apareceram', diz ele.


Outro fator preponderante foi a incorporação de profissionais -- tanto os sócios, quanto assessores -- que trouxeram experiência e conhecimento para a Messem, que se somaram à equipe que já atuava na casa. Enxergamos que ao abrir novas praças é fundamental também contarmos com pessoas que conheçam a região, dessa forma o crescimento é ainda mais assertivo, o que transforma a união de forças não apenas em uma soma, mas sim uma multiplicação', resume Kahler.


Mauro Silveira, CEO da Messem, lembra que a empresa, seja por meio de escritórios que se incorporam à marca, seja com a abertura de novas unidades, tem hoje atuação nacional e está preparada para atender os mais variados perfis de clientes. 'Abrimos frentes de negócios inéditas. Recentemente, começamos a atuar mercado do Nordeste, associados com a Veneza. Iniciamos negócios na Baixada Santista, em fusão com a Argos, e reforçamos a atuação em São Paulo, com a Panda', enfatiza Silveira.


'E tudo isso sem deixar de lado as premissas que sempre pautaram a atuação da empresa. A Messem continua a se expandir, mas priorizando o nível de qualidade no atendimento aos clientes', complementa Silveira. O&'8239;NPS (Net Promoter Score / índice de satisfação de clientes) da Messem atingiu o recorde histórico de 89% em 2021.

Novos planos


Willian Kahler adianta que em 2022 a Messem deverá manter a postura arrojada de 2021 e não descarta que a empresa faça fusões em novas frentes para a empresa, como seguros. 'Acreditamos que a consolidação é uma tendência do setor financeiro brasileiro e a Messem, como uma das líderes de mercado, tem que estar à frente desse processo', opina Kahler.


A&'8239;Messem&'8239;iniciou suas atividades em 2007, em Caxias do Sul (RS). Atualmente,&'8239;está presente em mais de&'8239;20&'8239;cidades no Brasil, entre escritórios e operações.&'8239;

No mês de maio, em sociedade com a própria XP, foi anunciada a criação de uma corretora. A Messem terá 50,1% e a XP será dona do restante do capital. A operação está prevista para este ano. No dia 22 de dezembro do ano passado, a Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deu aval para a sociedade.
(Redação - Agência IN)

Sites da Enfoque e Fausto Botelho desenvolvidos por Agilso.