Transporte de passageiros cresce 1,8% em abril
SÃO PAULO, 6/13/25 - Em abril de 2025, o volume de transporte de passageiros no Brasil registrou expansão de 1,8% frente ao mês imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais, terceiro resultado positivo seguido, período em que acumulou um ganho de 6,8%. Dessa forma, o segmento se encontra, nesse mês de referência, 4,6% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia) e 19,7% abaixo de fevereiro de 2014 (ponto mais alto da série histórica). Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Por sua vez, o volume do transporte de cargas decresceu 0,3% em abril de 2025, após ter acumulado um ganho de 1,8% entre fevereiro e março. Dessa forma, o segmento se situa 7,1% abaixo do ponto mais alto de sua série (julho de 2023). Em relação ao nível pré-pandemia, o transporte de cargas está 34,8% acima de fevereiro 2020.
Na comparação com abril de 2024, o transporte de passageiros teve alta de 4,5% em abril de 2025, oitavo resultado positivo seguido, ao passo que o transporte de cargas recuou 2,0%, registrando, assim, a sexta queda seguida.
No acumulado do primeiro quadrimestre de 2025, o transporte de passageiros cresceu 3,5% frente a igual período de 2024, enquanto o de cargas recuou 1,8% no mesmo período.
(Redação - Agenda Enfoque)