Receita líquida da Guararapes cresce no 1T22

15:09:41 - 13/05/2022 -

SÃO PAULO, 5/13/22 - A Guararapes Confecções divulgou os resultados do primeiro trimestre de 2022, apresentando consistência no crescimento da receita líquida de mercadorias, que totalizou R&'65284;1,2 bilhão, um aumento de 44,8% em relação ao 1T21 e de 16,3% versus o 1T19, com aceleração em abril. O crescimento de 62,5% das categorias de confecção (feminino, masculino e infantil) foi destaque da performance da Companhia neste trimestre. O EBITDA ajustado consolidado apresentou crescimento de 84,5% em relação ao 1T21, totalizando R&'65284;61,8 milhões.

A Companhia é a única do mercado com parque fabril próprio, e produziu no primeiro trimestre, 9,3 milhões de peças, faturando R&'65284;410,5 milhões para a Riachuelo. Destaque para os 27% de matérias-primas mais sustentáveis compradas em toda a cadeia e para os 30% de produtos mais sustentáveis em lojas neste período.

O lucro bruto de mercadorias totalizou R&'65284;592,1 milhões no trimestre, expansão de 41,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. A margem bruta de mercadorias atingiu 48,6% no trimestre, impactada pela alta inflação nos custos. Ao longo do trimestre, a margem bruta apresentou uma melhora sequencial, atingindo 51% em março, como resultado do sucesso da nova coleção alinhada à dinâmica de repasse de preço. A margem bruta em abril de 2022 seguiu com uma tendência ainda melhor.

Em termos de eficiência operacional, a Companhia conseguiu reduzir em 53% seu custo por entrega dos pedidos despachados pela loja (Ship from store), e o custo médio por pedido está 40% menor. Além disso, houve redução de 10% no Custo de Aquisição de Cliente (CAC), o que demonstra que a Companhia está no caminho certo para reforçar a presença dos seus canais digitais, ao mesmo tempo em que mantém o foco na eficiência operacional.

Nos primeiros três meses de 2022, a participação do app na originação das vendas online foi de 45%, com crescimento de 134% no número de usuários diariamente ativos no aplicativo. Mesmo diante da retomada do fluxo para o varejo físico, a participação dos canais digitais nas vendas foi de 10,1%, com um crescimento expressivo da solução e-store (prateleira infinita), onde 9,3% dos pedidos dos canais digitais foram gerados por essa solução, reforçando a estratégia ommicanal e o sucesso da integração do ecossistema da Companhia.

Demonstrando força, geração de valor e integração de soluções tecnológicas, essenciais em um universo cada vez mais multicanal, o marketplace, com mais de 230 sellers, mais de 390 mil ofertas e mais de 1,5 milhão de SKU's disponíveis para venda, alcançou 11,4% no trimestre da participação nos canais digitais.

Diversificação de Negócio

A Companhia iniciou o ano de 2022 com a abertura de duas lojas Carter's, uma em São Caetano (SP) e outra loja em Brasília (DF).

Com 366 lojas, das quais 328 lojas da Riachuelo, 28 Carter's e 10 Casa Riachuelo, o Grupo tem o primeiro trimestre do ano marcado pelo lançamento de uma nova frente de negócio dedicada ao público geek, a FANLAB. Uma operação independente, omnicanal e integrada que faz parte de um ecossistema com soluções de moda, lifestyle e serviços financeiros tanto no ambiente físico como no digital.

Midway atinge 1,7 milhão de contas abertas e cresce 28,3% em relação ao ano anterior

Mesmo após impacto da pandemia registrado em 2020, a operação financeira do Grupo (Midway), plataforma integrada de serviços financeiros, que inclui a conta digital, cartões, empréstimos, seguros e assistências, se destaca por bater a marca de 1,7 milhão de contas abertas e por retomar gradualmente suas carteiras de crédito ao longo dos últimos trimestres.

A receita da Midway Financeira totalizou R&'65284;528,4 milhões no 1T22, crescimento de 28,3% em relação ao 1T21, impulsionada pela forte performance da operação de empréstimo pessoal. A retomada da constituição da provisão faz frente à recomposição dos volumes absolutos da carteira de crédito da Midway Financeira. Houve redução do índice de perda do Cartão Riachuelo para 4,1% ante 4,3% no 1T21, e as operações de Empréstimo Pessoal também reduziram o nível de perda para 16,4% vs 28,2% no 1T21.

Relatório de Sustentabilidade

A Companhia divulga hoje seu Relatório de Sustentabilidade seguindo as diretrizes GRI (Global Reporting Initiative), fruto da evolução e do amadurecimento do Grupo Guararapes nos temas ASG (Ambiental, Social e Governamental). O Relatório aborda a busca da Companhia pela redução dos impactos ambientais, desde as novas tecnologias implantadas em suas fábricas até o uso de matérias-primas mais sustentáveis. Apresenta ainda as ações do Grupo no cuidado e respeito aos direitos humanos de todas as pessoas envolvidas em seus processos, tanto os colaboradores como os trabalhadores da cadeia de fornecimento.
(MR - Agência Enfoque)

Sites da Enfoque e Fausto Botelho desenvolvidos por Agilso.