SERVIÇOS: Transporte de passageiros cresce 2,3% e o de cargas 0,9%
SÃO PAULO, 12/12/25 - O volume de transporte de passageiros registrou variação positiva de 2,3% na passagem de setembro para outubro (com ajuste sazonal), terceiro resultado positivo seguido, período em que acumulou 3,2%, informou hoje (12) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dessa forma, o segmento está 13,1% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia) e 13,0% abaixo de fevereiro de 2014 (ponto mais alto da série histórica).
Nessa mesma comparação, o volume do transporte de cargas avançou 0,9% em outubro de 2025, quinto resultado positivo seguido, período em que acumulou ganhos de 3,7%. Dessa forma, o segmento está 2,5% abaixo do ponto mais alto de sua série (julho de 2023). Com relação ao nível pré-pandemia, o transporte de cargas está 41,0% acima de fevereiro 2020.
Frente a outubro de 2024, o transporte de passageiros teve alta de 1,2%, 14º resultado positivo seguido. O transporte de cargas avançou 2,8%, no mesmo tipo de comparação, o sexto avanço consecutivo.
No acumulado de janeiro a outubro de 2025, o transporte de passageiros expandiu 6,8% frente a igual período de 2024, enquanto o de cargas avançou 1,1% no mesmo período.
(Redação - Agência Enfoque)




