Após três meses de alta, comércio registra -0,4% em abril
SÃO PAULO, 6/12/25 - Em abril de 2025, o volume de vendas do comércio varejista ficou em -0,4%, frente a março, na série com ajuste sazonal, divulgou nesta quinta-feira (12/06) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mês anterior, a variação havia sido de 0,8%. A média móvel trimestral variou 0,3% no trimestre encerrado em abril.
Na série sem ajuste sazonal, o comércio varejista cresceu 4,8% frente a abril de 2024. O acumulado no ano foi de 2,1% enquanto o acumulado nos últimos doze meses registrou ganho de 3,4%.
No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas recuou (-1,9%) na série com ajuste sazonal, após alta de 1,7% em março. A média móvel trimestral variou -0,2% no trimestre encerrado em abril de 2025, depois do avanço de 1,5% no mês imediatamente anterior.
Na série sem ajuste sazonal, que inclui, além das atividades citadas, o atacado especializado em alimentos, bebidas e fumo, o varejo ampliado cresceu 0,8%, primeira alta após registrar -1,2% em março. O acumulado no ano foi de 1,0%, enquanto o acumulado em 12 meses foi de 2,7%.
Equilíbrio entre taxas positivas e negativas nas oito atividades
Em abril de 2025, na série com ajuste sazonal, houve equilíbrio entre taxas positivas e negativas. Registrou-se queda em Combustíveis e lubrificantes (-1,7%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-1,3%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,8%) e Móveis e eletrodomésticos (-0,3%).
Por outro lado, houve crescimento em Livros, jornais, revistas e papelaria (1,6%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,0%), Tecidos, vestuário e calçados (0,6%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,2%).
As duas atividades adicionais que compõem o varejo ampliado nesse indicador tiveram variação negativa: Veículos e motos, partes e peças, com -2,2%, e Material de construção, com -0,4%.
(Redação - Agenda Enfoque)