Banco PAN registra lucro líquido ajustado de R$230 mi no 1T25
SÃO PAULO, 5/9/25 - O Banco PAN (BPAN4) encerrou o primeiro trimestre de 2025 com lucro líquido ajustado de R$ 230 milhões, crescimento de 6% em relação ao mesmo período de 2024, alcançando a marca de 32,1 milhões de clientes. O ROE (retorno sobre patrimônio) ajustado1 ficou em 13,8%.
A carteira de crédito do PAN atingiu R$ 55 bilhões no primeiro trimestre, avanço de 19% na comparação anual e de 4% em relação ao trimestre imediatamente anterior.
Já a originação ficou em R$ 6,5 bilhões. Do total do portfólio, 58% correspondem a operações de financiamento de veículos. Na categoria de motos, o Banco segue como líder de market share, com 34%.
"Seguimos focados em aumentar o engajamento junto aos nossos clientes por meio de uma plataforma completa de crédito e banking, com diversificação e integração de canais, produtos e serviços. Neste trimestre, demos continuidade à estratégia de crescimento progressivo, reforçando a construção de uma cultura baseada em transparência, colaboração e excelência. Estamos focados em impulsionar a eficiência e a rentabilidade do PAN, com qualidade no atendimento ao cliente e garantindo que o custo de servir seja otimizado', afirma André Calabro, CEO do Banco PAN.
A receita de serviços fechou o primeiro trimestre em R$ 414 milhões, crescimento de 5% em relação ao 1T24. Já o volume transacionado foi de R$ 31,8 bilhões, aumento de 14% na comparação anual.
Com relação a inadimplência, foi observado um comportamento estável nos produtos, entretanto, em virtude de ajustes na estratégia de cessão e adequação à nova resolução do Banco Central, o indicador de créditos vencidos acima de 90 dias apresentou o aumento de 1,1 p.p., para 8,1% no trimestre. Já o indicador entre 15 e 90 dias fechou em 9,9% no mesmo período, efeito da sazonalidade típica do primeiro trimestre de cada ano.
Produtos e serviços
No 1T25, o PAN alcançou 15,5 milhões de clientes com exposição ao crédito, considerando o portfólio de crédito consignado, veículos, antecipação do FGTS, empréstimo pessoal, cartão e car equity. O número representa crescimento de 4% na comparação anual.
O Banco tem investido cada vez mais no engajamento junto à sua base de clientes, aprimorando continuamente seus produtos e serviços, por meio de uma jornada de contratação facilitada e adequada ao perfil de cada usuário. Ainda no trimestre, o PAN passou a ofertar o crédito consignado privado. A nova modalidade permite aos trabalhadores, com carteira assinada, contratarem empréstimos com desconto direto na folha de pagamento e juros mais acessíveis em comparação aos empréstimos convencionais. Atualmente, o serviço também está disponível para solicitação nos canais próprios (site, aplicativo e WhatsApp).
"Concluímos o primeiro trimestre reafirmando a consistência da nossa estratégia de crescimento gradual, com ênfase na expansão contínua e personalizada de nossos produtos e serviços. Mantemos o compromisso de elevar o engajamento e aprimorar a experiência dos clientes, fortalecendo cada vez mais a integração entre nossos canais", destaca Inácio Caminha, Superintendente Executivo de RI e Captação.
(Redação - Agenda Enfoque)