IAEmp caiu 4,1 pontos em novembro

08:13:13 - 06/12/2021 - Notícias

SÃO PAULO, 12/6/21 - O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) caiu 4,1 pontos em novembro, para 83,0 pontos, menor desde abril (78,9 pontos), segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV). Em médias móveis trimestrais, o IAEmp recuou 2,4 pontos, para 85,7 pontos.

'O IAEmp voltou a cair em novembro sugerindo que a recuperação do mercado de trabalho vem perdendo força. A desaceleração da economia parece contribuir para queda do indicador, que nesse mês foi disseminada em todas as partes que o compõe. A expectativa para os próximos meses parece não ser muito positiva, considerando que inclusive o setor de serviços, que vinha puxando a recuperação do emprego, começa a perder fôlego. Apesar do avanço da vacinação, o ambiente macroeconômico mais frágil tem deixado os empresários cautelosos, o que limita a retomada do emprego', afirma Rodolpho Tobler, economista do FGV IBRE.

Destaques do IAEmp

Em novembro, todos os sete componentes do IAEmp contribuíram negativamente para o resultado. Os destaques foram os indicadores de Emprego Previsto e de Situação Atual dos Negócios da Indústria, que recuaram 8,1 e 7,2 pontos, na margem, e o indicador de Situação Atual dos Negócios de Serviços, que caiu 7,6 pontos na margem.
(MR - Agência Enfoque)

Sites da Enfoque e Fausto Botelho desenvolvidos por Agilso.