IAEmp avança em junho, mostra FGV

08:05:12 - 05/07/2022 -

SÃO PAULO, 7/5/22 - O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) subiu 1,0 ponto em junho, para 81,9 pontos, maior nível desde novembro do ano passado (83,0 pontos), segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV). Em médias móveis trimestrais, o IAEmp avançou 2,3 pontos, para 80,8 pontos.

'O IAEmp avança pelo terceiro mês consecutivo confirmando o momento favorável do mercado de trabalho na primeira metade do ano. O aquecimento da atividade econômica aliado ao maior controle da pandemia favoreceram a criação de vagas nesse período, mas a desaceleração da taxa de crescimento do indicador e o patamar ainda baixo sinalizam cautela para os próximos meses. Ainda é possível que ocorram novas altas do IAEmp, mas a tendência para o resto do ano é de maior oscilação considerando a incerteza do ambiente macroeconômico', avaliou Rodolpho Tobler, economista do FGV IBRE.

Em junho, 5 dos 7 componentes do IAEmp contribuíram para o resultado positivo do indicador, com destaque para o indicador de Tendência dos Negócios da Indústria, que contribuiu com 0,6 ponto. Do lado negativo, a principal contribuição veio do indicador de Situação Atual dos Negócios de Serviços com ligeira retração de -0,4 ponto.
(MR - Agência Enfoque)

Sites da Enfoque e Fausto Botelho desenvolvidos por Agilso.